segunda-feira, junho 27, 2011

Arraiá da Vovó

Esse post eu dedico, a minha vó Rosalva, que infelizmente desde outubro de 2010, não esta mais entre nós.

Toda VÓ tem um "Que" especial, a minha vó também era assim, ela sempre tinha um conselho bom ou as vezes sem noção ou sei lá, dentro da noção da idade dela....kkkkkk.....ela fazia o melhor bolo mesclado do mundo (qdo era pequena, ela sempre me deixava comer a margarina com açúcar). Sempre me pergunto como ela conseguia cozinhar o chuchu, com a cenoura e a batata e deixar tudo na textura exata, e o segredo do macarrão com pimentão e margarina...hehe....delícia.

Fora os dotes culinários a vó era tudo de bom...ela falava palavrão, ela xingava o vô, lembrava de todos os aniversários da família (todos mesmo) e sempre tinha um presentinho guardado no armário (ou vários presentinhos).

Ela gostava de uma festa....ahhhh como gostava, dia das mães, dia dos pais, Páscoa. Eiiiita, melhor bacalhau com coco, arroz com coco, feijão com coco, malassada de bacalhau, do mundo...tô falando que ela tinha o dom!

Resumindo gente....minha vózinha era F$%#...e o niver do vô é exatamente no dia de São João e ela adorava acender a fogueira na rua, fazer o quentão, eu fazia o vinho quente, ela fazia pipoca, uma tia levava um prato, outra levava outro e assim faziamos aquela festa junina.

Esse ano foi diferente, não tinhamos nossa vó entre nós, mas, como sabiamos que ela nunca deixaria de comemorar tal data, a Pati fez a decoração, eu fiz alguns pratos, a moça que cuida do meu vôzinho fez o quentão (falaram que estava igualzinho o da vó) e o vinho quente, pipoca foi de microondas e no final tudo deu certo.

Eu levei os seguintes pratos:

Canjica
Bolo de paçoca com doce de leite (a mesma receita do cupcake, só que na assadeira de bolo)
Bolo de milho
Torta de fubá com calabresa

Canjica
1 pacote de canjica braca
+-2 litros de água
1 litro e leite
1 lata leite condensado
1 xícara de açúcar
2 paus de canela
1 caixinha de creme de leite

Deixe a canjica de molho (água suficiente para cobrir) de um dia para o outro, no dia seguinte coloque a canjica na panela de pressão para cozinhar junto com a água, por mais ou menos 1 hora. Abra a panela verifique a textura do grão, tem q estar macio, mas não muito mole. Acrescente o leite, o açúcar, o leite condensado e a canela, e cozinhe por mais ou menos 30 minutos mexendo sempre pois nessa fase os grãos grudam no fundo da panela. A canjica tem que ficar bem molhinha e cremosa, se necessário vá acrescentando mais leite. Depois de desligar o fogo, acrescente o creme de leite. Você vai ver que depois de esfriar ela sempre endurece, por isso é importante deixar bem molinha quando desligar o fogo.

Bolo de paçoca
Veja a receita de cupcake de pacoça.
É a mesma receita só fiz na assadeira, cortei em quadradinhos e coloquei doce de leite de corte com o saco de confeitar e um pedaço de paçoquinha em cima.

Bolo de milho
6 ovos
2 latas de milho verde
1 lata de leite condensado
3/4 xícara de chá de óleo
4 colheres de farinha de trigo
2 colheres de amido de milho
1 colher de fermento

Bata os ovos por uns 2 minutos no liquidificador, acrescente o milho escorrido e bata mais uns 3 minutos, acrescente o óleo, o leite condensado, a farinha e o amido....ao acrescentar o fermento, bata apenas na função pulsar, umas 3 vezes.
ATENÇÂO - Se o seu liquidificador não for potente, misture a farinha e o amido a mão, pode parecer pouca a quantidade, mas no liquidificador fica uma mistura pesada e pode queimar (eu fiz isso na primeira vez que fiz essa receita e tive que comprar outro liquidificador).

Torta de fubá com calabresa
Massa
4 ovos
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal
Recheio
3 calabresas sem pele (corte ao meio no sentido do comprimento e fatie)
1 cebola grande
3 tomates sem semente picados
orégano
salsa

No liquidificador, bata os ovos, o leite e o óleo. Em uma vasilha misture o fubá, a farinha de trigo, o queijo ralado e o fermento em pó. Acrescente a mistura do liquidificador aos ingredientes secos, misture delicadamente e reserve. Frite a calabresa sem acrescentar óleo, em seguida acrescente a cebola até murchar, deligue e acrescente os tomates e os temperos. Deixar esfriar. Montagem: Despejar metade da massa em uma assadeira untada. Colocar o recheio e cobrir com o restante da massa. Levar para assar, em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

A vó gostava assim, todas as netas juntas e felizes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário