quinta-feira, agosto 18, 2011

Alfajor - Bolacha Maria

Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
...

Quem não lembra dessa música, quando está de aniversário ou quando tem um(a) amigo(a) de niver? Eu sempre lembro!

COMO, HOJE É MEU ANIVERSÁRIO...vai um post de dica para festinhas.

Eu sempre adorei fazer aniversário, mas confesso que agora que estou chegando mais perto dos 30, estou ficando um pouco menos animada, mas vamos lá!

Mesmo estando menos animadinha, aqui no escritório temos o costume do aniversariante entregar algum docinho, bombom, balinha, pirulito...ou alguma coisa assim para os colegas, no dia do seu aniversário.

Eu, como adoro fazer umas coisinhas diferentes, já vou logo inventando alguma coisa para fazer, eu já tinha testado esses alfajors, para dar de lembrancinha no nascimento do Arthur, o novo sobrinho, mas minha irmã desistiu de dar lembrancinha comestível.

Mega fácil de fazer, fiz mais de 50 em menos de 1 hora....demora mais na geladeira, depois descansando em temperatura ambiente, mas é muito fácil.


Essa foto é do resultado, acabei de tirar do celular!

Para 50 unidades eu usei:

2 pacotes de bolacha maria (eu usei da Panco)
2 potes de doce de leite Elegê (pote plástico transparente, tem que ser consistente)
700 gramas chocolate fracionado Harold

Pegue uma bolacha, coloque 1 colher de sobremesa de doce de leite, espalhe quase até a borda da bolacha, coloque outra bolacha fechando como um sanduíche, aperte levemente, reserve.

Pode fazer todas antes de banhar.

Para banhar, derreta o chocolate no microondas, até ficar com uma consistência bem molinha, derreti +-350 gramas e depois o restante, porque o chocolate vai engrossando e não gosto de derreter tudo de uma vez.

Mergulhe as bolachas recheadas no chocolate, tire com o garfo de banhar e coloque para secar sobre papel manteiga (se for em outra superfície, gruda e quebra quando for soltar).

Depois de todas banhadas, coloque na geladeira até cristalizar, depois tire e deixe pelo menos 2 horas em temperatura ambiente.

Embale no saquinho de celofane e coloque uma fitinha.

O doce de leite umedece a bolacha e ela fica macia, parecendo massa de alfajor.

Dicas: Se a festinha for infantil, quando for rechear a bolacha, você pode colocar um palito de sorvete e fechar com a outra bolacha. Vira um pirulito.
Você ainda pode usar outros recheios como brigadeiro, beijinho, brigadeiro branco, bicho de pé...o que a criatividade permitir.

quarta-feira, agosto 10, 2011

Bolo de chocolate - Sem ovo

Oieeeeeeee!

Sumidinha total, né?

Super justifico....foi o niver de 1 ano do Enrico, estava trabalhando pacas, fazendo as embalagens e os doces da decoração Provençal - Ursos Marron e Azul, vou postar as fotos depois.

Aproveitei para pegar uma semaninha de férias e estava a toa hoje a tarde, com uma vontade incrível de comer um bolo de chocolate supimpa, abri a geladeira e.... não tinha ovo. Como assim? É isso mesmo, sem ovo.

Santo Google dos meus dias!

#Busca - bolo de chocolate sem ovo....tem vários, tá!

Fiz o bichinho...e não é que o trem deu certo....e ficou baum di+!

Receita
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
2 xícaras de áçucar
1 xícara de achocolatado
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador, em um tigela coloque a farinha peneirada e o fermento, e delicadamente misture o resultado do liquidificador.

No site indicava fazer em uma forma de buraco no meio, eu fiz em uma redonda, e ficou supimpa.

Cobri com cocada mole e bolinhas de Nutella!

Tcharam!